domingo, 28 de junho de 2020

"Quatro por Quatro": a novela antiga dos dias de hoje

Túnel do Tempo

A teledramaturgia é sempre um veículo que mistura ficção e realidade e que na maioria das vezes aborda temas de épocas e também temas que com o passar do tempo são inseridos na sociedade seja pela influencia dos diversos tipos de veículos da mídia.


 A novela "Quatro por Quatro" de  Carlos Lombardi exibida pela TV Globo em 1994, quando muito jovens antenados de hoje estavam nascendo ou ainda nem tinham nascidos, retrata muito os dias em que vivemos trazendo, mesmo que entre linhas, assuntos como "feminismo" e um linguajar bem mais avançado para época em que foi exibida. A começar pela sua abertura que teve como música tema "Picadinho de Macho" interpretada pela cantora Sandra de Sá. A letra da canção traz a mensagem do empoderamento feminino e da sua luta contra alguns conceitos machistas que perpassam as gerações. 

Marcelo Novaes, Letícia Spiller, Humberto Martins, Tatyane Goulart, Cristina Oliveira, Elizabeth Savalla, Bety Lago(in memoriam) Tatu Gabus Mendes e Françoise Forton formavam o elenco principal da novela da TV Globo.

A trama, que foi exibida no horário das sete, conta a história de quatro mulheres: Abigail(Betty Lago), Babalu(Letícia Spiller), Auxiliadora(Elizabeth Savalla) e Tatiana(Cristiana Oliveira) que não se conheciam e viviam suas vidas com seus difíceis e problemáticos relacionamentos amorosos, uma delas cheia de passados mal resolvidos. Após se conhecerem em confusão ao sofrerem um acidente, elas são presas e compartilham suas labutas. Elas resolvem dar um basta em suas frustrações se unindo para darem uma lição em seus companheiros, porém a ideia não vai dando muito certo e virando uma verdadeira guerra entre vitórias e perdas.



A novela também falava muito das questões sexuais e entre uma piada e outra acabavam soltando alguma coisa sobre o assunto que ainda era considerado um tabu para muitas pessoas, o que deixava a trama não tão leve o bastante para o horário, porém a comediante "Quatro por Quatro" foi um sucesso e no ano de 1998 foi reexibida no "Vale a pena ver de novo" e também em 2010 no canal "Viva".
Um folhetim que mais se parece com os dias de hoje em que a geração está voltada para a realização e na busca desenfreada de de seus ideais, a qual nos faz repensar se o mundo realmente mudou tanto quanto parece.

Relembre, e se você não viu, veja a abertura da novela "Quatro por Quatro". 


Se gostou dessa matéria, comenta embaixo e siga Jéfferson Fleury pelas redes sociais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário